CEFET-MG

Discutindo homoafetividades: Mês da Visibilidade Lésbica

Terça-feira, 22 de agosto de 2017

Discutindo homoafetividades: Mês da Visibilidade Lésbica
O dia 29 de agosto é lembrado todos os anos, desde 1996, como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A CGRID ao promover espaços para a Diversidade no CEFET-MG, convida a todas/os as/as aluna/os, funcionárias/os e demais pessoas da comunidade externa a participar conosco de uma programação especial em reconhecimento à luta e resistência dessas mulheres no Brasil.

Porque falar em visibilidade lésbica?
Quando se fala em homossexualidade, a palavra “lésbica” raramente nos vem à cabeça. O termo, apesar de definir as pessoas que têm atração (afetiva ou sexual) por pessoas do mesmo gênero – tanto homens quanto mulheres -, geralmente é usado somente para se referir aos homens gays. Em termos gerais, apaga-se as especificidades da sexualidade lésbica, tão pouco falada (ou mal-falada) e cai-se novamente na invisibilidade do feminino, isto é, apaga-se a história das mulheres como protagonistas de sua própria vida e volta-se para o senso comum de que os grandes heróis são sempre os homens, mesmo dentro do movimento LGBT. Os sujeitos femininos continuariam relegados ao silêncio e ao esquecimento, como foram durante boa parte da história da humanidade. É por este motivo que devemos dialogar sobre Visibilidade Lésbica.

folheto-divulgacao-visibilidade-lesbica-01
*PROGRAMAÇÃO*

**28/08 – SEGUNDA-FEIRA
18h – Roda de conversa
Discutindo homoafetividades – Mês da Visibilidade Lésbica
Daniela Auad
Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, integrante do grupo Flores Raras – Grupo de Pesquisa, Educação, Comunicação e Feminismos, e conselheira do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais.

**Belinha
Aluna do Cefet MG.

**Silvani Valentim
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação CEFET-MG e Chefe do Departamento de Educação. É Coordenadora-Geral de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades – CGRID, na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do CEFET MG.

LOCAL: CAMPUS I – ARENA DO GRÊMIO


Confira o evento no facebook!