CEFET-MG

Apresentação – Afirmação 2016

seminariologo

 

II SEMINÁRIO NACIONAL AFIRMAÇÃO DAS DIVERSIDADES:

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO, JUVENTUDES E INCLUSÃO DE PNE’S NA SOCIEDADE BRASILEIRA

ISSN: 2359-6422

Belo Horizonte – CEFET-MG – Campus I

28,29 e 30 de setembro de 2016

 

O II Seminário Nacional Afirmação das Diversidades será um fórum privilegiado para o debate e aprofundamento das temáticas que pontuam as diversidades e as diferenças em nosso país, sem perder de vista as relevantes experiências de outros países como Estados Unidos, México e Portugal. A segregação e exclusão dos PNEs, assim como as desigualdades raciais e de gênero constituem variáveis importantes para compreensão das desigualdades estruturantes da sociedade brasileira.

Nesta II edição do Afirmação das Diversidades reafirmamos o compromisso de dar voz e vez aos discentes do ensino médio e ás juventudes em suas mais diversas expressões. Estamos introduzindo uma seção de pôsteres que acolhe também os trabalhos e perspectivas deste segmento.  É também uma oportunidade para que os (as) alunos (as) de PIBIC Junior apresentem trabalhos e se envolvam com os debates em torno das relações étnico-raciais, inclusão, juventudes e diversidades.

Parte-se do princípio de que a diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Trata-se de uma construção social e cultural que é sempre perpassada por relações de poder. Portanto, afirmar as diversidades é assumir um compromisso histórico com o respeito às diferenças e à alteridade à medida que as sociedades do século XXI se tornam cada vez mais multifacetadas e complexas.

Neste sentido, acredita-se ser imperativo que as instituições de ensino engajem, de forma cada vez mais crescente, com o desenvolvimento de ações, programas e políticas institucionais que promovam a equidade de raça e gênero e a inclusão social e educacional em uma perspectiva dos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação e racismo.

O presente seminário reunirá professores/pesquisadores, estudiosos, discentes, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de diversas partes do país para construção de um diálogo em uma perspectiva propositiva e orientado pela consubstancialidade da tríade pesquisa, ensino e extensão, assim como pela interseccionalidade de classe, raça, etnia, cultura, gênero e diversidade sexual.

O II Seminário Nacional Afirmação das Diversidades reunirá pesquisadores, professores e técnico-administrativos de outras IEs localizadas em Minas Gerais, como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), assim como discentes do ensino médio, graduação e pós-graduação, e professores da educação básica.

O evento contará com palestras, painéis, oficinas, atividades interativas, lançamentos, atividades culturais no CEFET e em espaços da cidade, pôsters e trabalhos orais que poderão ser submetidos em dez (10) GTs  diferentes. Favor consultar as orientações para apresentação dos trabalhos.

sinalizacao-cgrid-001