CEFET-MG

Coordenação – NEAB

silvani

titulo-sistema

Coordenadora da CGRID

  Profª Drª Silvani dos Santos Valentim

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Mestrado em Currículo e Instrução Pública – Michigan State University, USA (1995) e Ph.D em Educação – Gestão e Políticas Educacionais – Programa Interdisciplinar em Estudos Urbanos – Temple University, USA (2004). É Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Chefe do Departamento de Educação. É Coordenadora-Geral de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades na Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário que abriga três Núcleos: Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGED) e Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Tem experiência no campo da Educação, em especial no âmbito das relações étnico-raciais e educação; Fundamentos da Educação, formação de professores, currículo escolar e produção do conhecimento. É autora de diversos livros, artigos e trabalhos técnicos. Atua nas seguintes áreas: Gestão e política educacional; prática docente; trajetórias escolares; pesquisa qualitativa e projetos sociais; extensão e desenvolvimento comunitário; educação escolar quilombola; inclusão; gênero e diversidades. É coordenadora do projeto PIBIC/CNPq (sobre trajetórias escolares de estudantes afro-brasileiros no CEFET-MG) e do Programa Proext-2015: Educação Escolar Quilombola nas Escolas Municipais de Belo Horizonte. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN) e da American Educational Research Association (AERA). É também coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais. Os FPEDER são uma indução do MEC/SECADI e o objetivo principal que os orienta é a proposição e acompanhamento de políticas públicas voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais, estimulando e auxiliando a implementação de tais políticas, em especial, a implementação da Lei 10.639/2003 nas secretarias de educação e nos estabelecimentos de ensino por meio de ações diversas.