:: Apresentação ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

II SEMINÁRIO NACIONAL AFIRMAÇÃO DAS DIVERSIDADES:

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO, JUVENTUDES E INCLUSÃO DE PNE'S NA SOCIEDADE BRASILEIRA

ISSN: 2359-6422

Belo Horizonte – CEFET-MG – Campus I

28,29 e 30 de setembro de 2016

 

 

O II Seminário Nacional Afirmação das Diversidades será um fórum privilegiado para o debate e aprofundamento das temáticas que pontuam as diversidades e as diferenças em nosso país, sem perder de vista as relevantes experiências de outros países como Estados Unidos, México e Portugal. A segregação e exclusão dos PNEs, assim como as desigualdades raciais e de gênero constituem variáveis importantes para compreensão das desigualdades estruturantes da sociedade brasileira.

Nesta II edição do Afirmação das Diversidades reafirmamos o compromisso de dar voz e vez aos discentes do ensino médio e ás juventudes em suas mais diversas expressões. Estamos introduzindo uma seção de pôsteres que acolhe também os trabalhos e perspectivas deste segmento.  É também uma oportunidade para que os (as) alunos (as) de PIBIC Junior apresentem trabalhos e se envolvam com os debates em torno das relações étnico-raciais, inclusão, juventudes e diversidades.


Parte-se do princípio de que a diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Trata-se de uma construção social e cultural que é sempre perpassada por relações de poder. Portanto, afirmar as diversidades é assumir um compromisso histórico com o respeito às diferenças e à alteridade à medida que as sociedades do século XXI se tornam cada vez mais multifacetadas e complexas.

Neste sentido, acredita-se ser imperativo que as instituições de ensino engajem, de forma cada vez mais crescente, com o desenvolvimento de ações, programas e políticas institucionais que promovam a equidade de raça e gênero e a inclusão social e educacional em uma perspectiva dos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação e racismo.

O presente seminário reunirá professores/pesquisadores, estudiosos, discentes, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de diversas partes do país para construção de um diálogo em uma perspectiva propositiva e orientado pela consubstancialidade da tríade pesquisa, ensino e extensão, assim como pela interseccionalidade de classe, raça, etnia, cultura, gênero e diversidade sexual.

 O II Seminário Nacional Afirmação das Diversidades reunirá pesquisadores, professores e técnico-administrativos de outras IEs localizadas em Minas Gerais, como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), assim como discentes do ensino médio, graduação e pós-graduação, e professores da educação básica.

 

O evento contará com palestras, painéis, oficinas, atividades interativas, lançamentos, atividades culturais no CEFET e em espaços da cidade, pôsters e trabalhos orais que poderão ser submetidos em dez (10) GTs  diferentes. Favor consultar as orientações para apresentação dos trabalhos.

 

 

 



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG
Coordenação-Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID)
Contato: 3319-7026 - Dia e horário: Segunda a sexta de 13h às 18h

     

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG