:: Apresentação ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Núcleo de Atendimento às Pessoas com necessidades Educacionais Especificas (NAPNE)
   
     O Núcleo de Atendimento às Pessoas com necessidades Educacionais Especificas (NAPNE) objetiva preparar a instituição para receber alunos deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento que necessitam de ações educativas especiais. Possibilitar a adaptação curricular, bem como acompanhar e dar o suporte necessário para a permanência do alunado na instituição, com qualidade e oportunidade de sucesso acadêmico, é uma das funções precípuas do Núcleo que atua no sentido de implantar a cultura da diversidade e da inclusão.
    Já em 1969, o Decreto Lei nº 1.044 afirmava que a Constituição deveria assegurar a todos o direito à educação; a Emenda Constitucional nº 12, de 1978 assegurava aos deficientes a melhoria de sua condição social e econômica.  O conceito de Necessidades Educativas Especiais só foi adotado e redefinido a partir da Declaração da UNESCO de 1994, conhecido como Declaração de Salamanca, e passa a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências e/ou dificuldades de aprendizagem.
    As pessoas com deficiência têm direito à convivência não segregada e ao acesso aos recursos disponíveis aos demais cidadãos. Portanto, é fundamental que sejam desenvolvidas e viabilizadas tecnologias assistivas, recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias pela pessoa deficiente.
    Para que a inclusão ocorra da maneira mais ampla possível, é necessário uma cultura de inclusão e que a instituição esteja preparada para romper com barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, adaptando-se, assim, às necessidades educacionais específicas para que as pessoas com deficiência física e intelectual sejam de fato e de direito incluídas.

 



Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG
Coordenação-Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID)
Contato: 3319-7026 - Dia e horário: Segunda a sexta de 13h às 18h

     

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG